sábado, 25 de fevereiro de 2012

LIDER DE CÉLULA É UM PASTOR





"O Senhor é o meu pastor... a tua vara e o teu cajado me consolam." Salmos 23.1-4


Célula é uma pequena igreja e seu líder é, na verdade, o primeiro pastor daquelas almas. Líder de célula que não tem peso pelas almas geralmente não prospera. O líder de célula deve cuidar de suas ovelhas com firmeza e com ternura, como no Salmo 23, usando a vara e o cajado.
Durante muitos anos, quando eu notava a ausência de alguém no culto, não perguntava para essa pessoa porque ela tinha faltado. Achava que ela ia me responder: “– O que é que você tem com isso? A vida é minha!” Com medo de uma resposta desta, não perguntava. Um dia, disse a minha mãe que o pastor da igreja dela havia notado sua ausência e me perguntado por ela. Ela ficou admirada e contente, e me perguntou: “Ele sabe se eu fui ou não ao culto?” Eu disse que sim, e ela ficou toda feliz! Daí por diante passei não só a observar a ausência dos irmãos, como a dizer que havia notado esta ausência.
É impressionante como os irmãos ficam contentes quando noto a sua ausência no culto! Um líder de célula de um discípulo meu quando o abordei perguntando porque ele faltara ao culto do domingo passado, admirado, me perguntou várias vezes: “Você notou que eu não estava, que legal”.
O líder deve estar presente nos momentos bons e difíceis de seus discípulos; deve ser o primeiro a aconselhar e só levar o caso para seu pastor, caso ele não tinha realmente condição de resolver sozinho.
Se ele é um líder de célula da 2ª, 3ª ou mais gerações, ele deve levar o caso primeiro para o seu líder antes de levá-lo ao pastor. Ore todos os dias por seus discípulos; aplique na vida deles, dando livros para eles lerem; observe se eles estão acompanhando bem a escola de líderes.
Muitas vezes os problemas de uma outra pessoa, para nós, parecem ridículo, mas nunca subestime os problemas de seus discípulos, nunca o ridicularize. Se o caso é importante para ele, deve ser importante pra você também.
Um dia uma irmã me procurou, chorando inconformada, porque sua filha havia arrancado uma pétala da flor da sua orquídea. Minha vontade era rir, mas me contive, consolei-a e orei por ela.
Nunca se esqueça da data de aniversário de seus discípulos. Se não der para dar presente a todos, dê um cartão, e não use o cartão para exortar, pois não é o momento oportuno. Em um cartão de aniversário, dê parabéns, elogie, escreva um versículo que estimule a fé.
Quando for necessário, exorte com amor, mas exorte. Não faça vista grossa para os defeitos de seu discípulo. Sempre converse com ele, nunca chame a atenção de um discípulo na frente dos outros. Se escapar e isto acontecer, peça desculpas depois.
Quando for um assunto pessoal, chame para uma conversa particular. Mesmo que seu discípulo resista e até esbraveje, seja honesto e fale a verdade com amor. Depois ele irá refletir e concordar com você.
Pastorei com zelo, ame seu discípulo e ele terá uma aliança com você; será seu amigo, seu companheiro. Ele sempre contará com você e você poderá sempre contar com ele .

postado por :

BETO & EVELYN

lideres de jovens Peniel Rio Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário